domingo, 18 de julho de 2010

EDUCAÇÃO NAS PRISÕES

Programa de Educação
As escolas pertencentes à rede FUNAP promovem a escolarização nos níveis de alfabetização, ensino fundamental e médio para homens e mulheres presos, que na sua maioria tiveram este processo negado por aspectos conjunturais agressivos e excludentes.
Os objetivos pautam-se na formação e informação dos alunos, apresentando espaços de reflexão e construção de saberes, que no aprisionamento ou na liberdade possibilitem uma intervenção transformadora em suas realidades, pela apropriação direta, consciente e ativa de sua cidadania.
A certificação desses cursos é adquirida através das provas realizadas pela Cesu (Centro de Ensino Supletivo da Secretaria Estadual da Educação) por meio da eliminação de matérias.
Educação para Presos
A educação de adultos deve ser muito particular, partindo das necessidades e realidades concretas dos alunos, quebrando o conceito de simples adaptação do ensino para crianças.
A implementação de uma política pedagógica para adultos presos deve respeitar as características e realidades do sistema onde estão inseridos, e buscar estabelecer relações com o mundo fora dos muros das prisões.
É fundamental a utilização de uma metodologia que trabalhe e discuta temas que façam parte da vida do aluno, possibilitando desta forma trocas de experiências que considerem os saberes trazidos por cada membro de uma sala de aula.
O educador tem, neste modelo de atuação, o papel de organizador do processo de construção de conhecimentos, os quais devem possibilitar ao aluno compreender a realidade em que está inserido para poder transformá-la.
Para facilitar este processo, a FUNAP está desenvolvendo um projeto de formação para capacitar presos a serem educadores. Em presídios que já adotaram essa prática tem se percebido bons resultados, uma vez que o educador preso estabelece uma relação de identidade com o grupo.
Estrutura Educacional
Monitor OrientadorPresente nas escolas, com o papel de orientar e acompanhar o trabalho pedagógico, bem como articular os demais projetos da FUNAP presentes nas unidades prisionais.
Educador de Jovens e AdultosParte do quatro do corpo docente será composto por educadores da FUNAP que atuarão como supervisores e orientadores dos educadores presos nos Centros de Educação Penitenciário.
Educador PresoO quadro docente composto por prisioneiros vem ocupando cada vez mais um espaço significativo, em termos qualitativos e quantitativos. Esta ação está em fase de implantação para todas as unidades prisionais do Estado, seguindo o princípio do educador popular, considerando a realidade de cada espaço. O Educador Preso, por ter o domínio da linguagem e da realidade dos presos, consegue provocar o maior interesse e a maior eficácia no processo educacional.
Programa de Formação de FormadoresTodo o projeto pedagógico que se pretenda implantar em uma rede de ensino, só consegue êxito se a ele estiver vinculado um projeto de formação de seus educadores. Nesse sentido, o projeto da FUNAP tem acompanhamento sistemático nas escolas e por meio de encontros mensais de formação.
Essa formação é um processo que será utilizado para a construção de um plano Político-Pedagógico da educação prisional.
Mais informações no Site:
www.funap.sp.gov.br
FUNAP - Fundação "Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel"Governo do Estado de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário